Blog

A temporada de ópera de 1900 no Rio de Janeiro: crítica musical, civilização e modernidade num mundo musical em transformação

Mónica Vermes (UFES / CNPq) Em minha fala apresentarei parte dos resultados do projeto de pesquisa Música nos teatros cariocas: repertórios, recepção e práticas culturais (1890-1920), realizado… Leia Mais “A temporada de ópera de 1900 no Rio de Janeiro: crítica musical, civilização e modernidade num mundo musical em transformação”

As críticas de Aldo Obino no Jornal Correio do Povo nos anos 1940: relatos sobre as temporadas líricas do Orpheão Rio-Grandense

Kênia Simone Werner Universidade Federal de Minas Gerais – keniaswerner@gmail.com Este artigo aborda as críticas às temporadas líricas promovidas pela sociedade de canto Orpheão Rio Grandense na… Leia Mais “As críticas de Aldo Obino no Jornal Correio do Povo nos anos 1940: relatos sobre as temporadas líricas do Orpheão Rio-Grandense”

Radamés Gnattali e a embaixada sonora de Villa-Lobos: entre a crítica musical e a política cultural internacional brasileira

Rafael Henrique Soares Velloso Universidade Federal de Pelotas – rafavelloso@gmail.com Esta comunicação tem como objetivo analisar o contexto de produção da terceira temporada do programa Hora del… Leia Mais “Radamés Gnattali e a embaixada sonora de Villa-Lobos: entre a crítica musical e a política cultural internacional brasileira”